1.11.08

Sexta de Halloween

Hellooooooooooooooooooooou!


Happy Halloween Atrasadim! hahaha.

Ontem, noite de halloween fizemos uma sessão pipoca na casa do meu Amigo Edu. A Naty também foi. Ficamos só nós três. Costumávamos fazer isso direto na casa dele. Geralmente comprávamos pizza. mas desistimos porque a pizza lá de perto sai quentinha já com gosto de Amanhecida. [Pra quem gosta de pizza amanhecida é perfeito]

Bom, ontem compramos um monte de tranqueiras, e fomos pro salão da casa dele assistir filme. Lógico que tinha que ser de Terror né?! Assistimos "Os Mensageiros". Não é um filme que se diga "Meu Deus, que Maravilha de Filme" mas deu pra dar uns sustinhos. hehehe. Há um ano estávamos na casa dele, no mesmo salão fazendo nossa Halloween party. Foi nesse dia que quebrei meu celular LG Shine, novíssimo! ÓDIO²

A tela estorou. Nesse dia também, estava chovendo, e quando minha mãe foi me levar na casa dele, minha cadela louca correu pra debaixo do carro, enquanto minha mãe dava ré. A "sorte" da cadela é que ela rolou enquanto a roda vinha, se tivesse passado por cima era uma vez só. Minha mãe correu levá-la no Veterinário. Acabou que ela teve que fazer uma cirurgia e gastamos uma nota pra salvá-la. Mas Graças a Deus deu tudo certo. Ela ainda está viva! \o/ Naquele dia também acabou quebrando uma travessa super antiga que minha vó havia dado pra minha mãe. Quanta coisa num dia só, não?! Me leva acreditar que as Bruxas realmente estavam a solta! Credo! haha.

Por falar nisso, Vocês sabem a origem do Halloween??

Quem tiver interesse em saber, leia o texto abaixo:

[ Momento cultura ]

Halloween tem história milenar (*)

Mais de dois mil anos atrás, o povo celta (que habitou territórios hoje pertencentes à Inglaterra, França e Alemanha, principalmente), festejava o 31 de Outubro como o clímax de seu festival Samhain, que marcava o fim do ano velho e início de um novo período. Os celtas homenageavam então o Deus-Sol Baal, que tinha garantido os estoques de alimentos para o inverno seguinte.
No quarto século, depois da chegada de Cristo, o imperador romano Constantino declarou legais os ritos pagãos. Não podendo combatê-los, os critãos procuraram absorver esses ritos, e assim os rituais de fogo para Samhain (um druída conhecido como o Senhor da Morte, que passava pelo mundo recolhendo as almas falecidas no ano anterior, que seriam destinadas a habitar os corpos de animais, e eram encontradas na forma de fantasmas, espíritos, bruxas ou duendes), em 31 de Outubro, passaram a ser entendidos como busca de proteção contra o Demônio, inimigo de Deus.
Influência cristã - No século VII, a Igreja celebrava o Dia de Todos os Santos em Maio, mas, duzentos anos depois (no ano de 834), a data foi transferida por Gregório IV para primeiro de Novembro. O festival original para o pagão Senhor da Morte virou uma lembrança dos mortos cristãos, com uma vigília preparatória na noite de 31 de Outubro, chamada Halloweenmass (palavra originada do inglês Hallow, significando santificação). As pessoas começavam a aguardar a chegada de fantasmas nessa noite.
Outro nome para a véspera do Dia de Todos os Santos era All Hallow's Even (significando a noite antes do Dia de Todos os Santos), depois encurtado para Halloween. No século X, a Igreja dedicou o dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos. Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia dos Mortos passaram a se fundir numa mesma tradição.
Simbologia - A bruxa é um símbolo central de Halloween. Esse nome vem do saxão wica, significando mago, possuidor de conhecimentos incomuns. Quando ocorria o pôr do sol antes de um sábado, as bruxas aplicavam um ungüento sagrado em sua pele, que lhes dava a capacidade de voar.
Um mito irlandês conta que um homem chamado Stingy Jack convidou um dia o Diabo a beber com ele. Ele convenceu o Demônio a se transformar numa moeda para pagar a bebida, mas em vez disso ele guardou a moeda dentro de uma cruz prateada para impedir que ele escapasse. Jack fez um pacto com o Diabo antes de libertá-lo: por um ano, o Diabo não poderia incomodar Jack. No Dia das Bruxas seguinte, o Diabo voltou a se encontrar com Jack, e fez novo pacto com ele.
Jack morreu durante o ano e foi recusado no portão do Céu. Então foi até os portões do Inferno falar com o demônio, que também disse para ir embora, pois como Jack tinha cumprido sua promessa, ele não reclamaria sua alma. Jack não desejava ir porque estava escuro e ele não conseguia encontrar o caminho. O diabo atirou a Jack um punhado de carvão e Jack o colocou em um nabo e, desde então, com sua lanterna (Jack-O'-Lantern), Jack tem vagueado pela face da Terra, até o Dia do Julgamento Final.
As crianças escocesas costumam escavar o interior dos nabos e enchê-los de doces. As crianças irlandesas usam abóboras ou batatas. Em alguns lugares da Inglaterra, eles usam grandes beterrabas. Quando os escoceses e irlandeses chegaram aos Estados Unidos, a partir de 1840, encontraram abóboras, que se tornaram perfeitas lanternas.
As máscaras também datam do tempo em que o festival Samhain se fundiu com Halloween. As pessoas não queriam ser reconhecidas pelos fantasmas da noite e assim usavam máscaras. Mais recentemente, as crianças a se vestir como fantasmas e duendes para assustar os vizinhos. Cerca de 40 anos atrás, as pessoas começaram a oferecer regalos aos visitantes costumeiros. Em partes da Inglaterra, os mais pobres chegavam às casas cantando para ganhar bolinhos ou dinheiro. Os espanhóis punham doces e nozes nas sepulturas no dia de Halloween, para afastar os maus espíritos. Essa é a origem da expressão "gostosuras ou travessuras", que as crianças usam atualmente.
(*) Este artigo foi originalmente publicado no Caderno de Informática do Jornal A Tribuna do dia 28 de Outubro de 1998 (Ano 4, Número 15), então sob a editoria do amigo e jornalista Carlos Pimentel Mendes

[ Fim do Momento Cultura ]

Bom, isso aew, Fim de Semana Cheeeeeio.

Enjoy People!

14 DIAS!! =O

xoxo!!

5 comentários:

Hane disse...

GOd, quanta historia!!! pega a bruxaaaaaaaaaaaaaa mesmo!!! eu vi essa historinha qdo fazia curso de ingles :) legal mesmo!!!

bjuuuuuu =*

Joana Futura - Au pair disse...

Oiii..
realmente...aprendi, não sabia!
auuahahuaa
te add ok?

gnde bjo*

Joana Futura - Au pair disse...

Nosssa agora que eu vii!
seu blog tah de cara nooovaa!
nem reconheci!!!
hahauauuahaa
gnde bjo moça!
to correndo pra aprender mais ingles, vc me deu mais coragem...meu ingles tah um pouco a mais do the book is on the table!
hauahauahaua

gnde bjo*

Nani disse...

Hiii ;D

Fato que a bruxa tava solta ano passado! rs
Estou ansiosa pra viver todos os feriados americanos, e fazer tudo tudo tudo!
hahaha
Tá tão pertinho do seu embarque né?!
Estou torcendo pra que dê tudo certo!
Um bjao e otima semana!!

Michelle disse...

amiga tu vai ver que o halloween aqui e' mto legal, ano que vem tu vai amar!
bjs